domingo, 12 de janeiro de 2014

MQ 2013 - BY HILLARY DANIELS

Os vencedores de uma competição merecem todo o respeito porque são os mais rápidos e para ser rápidos dedicam-se à preparação física, seguem planos de treino e submetem-se a um esforço físico enorme durante a competição.  Mas quem vem ''lá mais trás'', merece sem duvida a nossa admiração pela sua resiliência e perseverança que os leva a completarem as provas, ou diria melhor, os desafios. Estes atletas simplesmente andam de bicicleta, não treinam, participam pelo desafio de completar, de ser finisher.

Hillary Daniels, uma americana que vive em Portugal participou no MQ 2013 e proporcionou-nos uma grande lição. Nunca tinha feito mais que 90km de bicicleta, mas aceitou o desafio de dobrar esta distância num percurso altamente montanhoso. 
Apesar de estar habituado a andar nos lugares da frente, a velocidades mais ou menos elevadas, desta vez fui vassoura durante grande parte do dia. Acompanhei a Hillary durante uma boa parte da sua jornada. O segundo ponte de corte ao km 75 fê-la pensar, mas como estávamos dentro do tempo limite (cerca de uma hora) e com o nosso incentivo decidiu continuar. Faltavam cerca de 100km para a meta, mas o cansaço já era notório.

Eu, o Jaime (o vassoura oficial da segunda parte do percurso) e a Hillary curtimos literalmente um grande dia de BTT. Conversamos, brincamos, aprendemos inglês, ensinamos Português, ou seja, ocupamos muito bem o tempo. Chegamos à Sra. da Graça ainda com luz e que permita ver todos os cumes que tínhamos feito nesse dia ao longo das Serras da Aboboreira, Marão e Alvão. Ficamos lá um pouco a conviver e a tirar umas fotografias e continuamos rumo a Amarante. 

Eram quase 22.00h, 17h depois de termos arrancado quando voltamos ao ponto de partida na Casa da Calçada. A sensação de felicidade da Hillary era facilmente reconhecida pelo sorriso, apesar de bastante desgastada.

No dia seguinte foi ao pódio para receber o tão merecido troféu, a respectiva medalha e diploma de Gladiator onde estava escrito ''Vencer a si próprio é a maior das vitórias'' - Platão

Obrigado Hillary por teres participado, por nos dares uma tão grande lição de nunca baixar os braços, por acreditar que é possivel fazer coisas ''impossíveis!''





Sem comentários:

Enviar um comentário